quinta-feira, 30 de abril de 2015

Professora Cosma da EEM Maria Marina Soares publica trabalhos da Disciplina Prática de Ensino

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO MARIA MARINA SOARES
Curso Normal - Ano letivo 2015

Prática de Ensino - Professora Cosma Maria

A abertura dos trabalhos pedagógicos em sala de aula com Professorandas e Professorandos do 4º Ano Normal e do 2º Ano Subsequente ano letivo 2015 da Escola de Ensino Médio Maria Marina Soares sob a condução da Professora Cosma Maria na disciplina Prática de Ensino ocorreu com atividades em Grupo onde os alunos do curso discutiram e apresentaram suas conclusões sobre o cliente da Escola - o aluno com base no questionamento proposto: Quem é o aluno na visão do próprio aluno, do professor e da família, hoje?

Em síntese, os grupos de estudo em suas apresentações explicitaram as seguintes compreensões:
  • O aluno é um agente social que leva para a escola uma série de experiências acumuladas em casa, no trabalho, na família, na igreja, etc.
  • Essas experiências do cotidiano tornam o aluno capaz de reelaborar os conceitos emitidos pelo professor.
  • É nessa contraposição entre a experiência do professor e a experiência do aluno que o conhecimento se faz.
  • Ser aluno hoje é ser agente de elaboração do conhecimento e isso só acontece quando o aluno debate e questiona.

Mais Atividades Práticas

Técnica Riscos e Rabiscos
Professorandas e Professorandos do 4º Ano Normal e do 2º ano Subsequente vivenciaram na disciplina Prática de Ensino sob a orientação da Professora Cosma Maria situações de aprendizagem com a Técnica Riscos e Rabiscos como se aprende no sentido de que o desenvolvimento motor de uma criança segue algumas etapas que foram definidas a partir de estudos da área da Pedagogia e da Psicologia infantil.

Vale ressaltar que é através de observações, descobertas e teorias traçadas por especialistas que se pode compreender a percepção do eu, do outro e do mundo através das representações simbólicas impressas nos desenhos infantis.
Nestas produções vocês, futuras educadoras e educadores, vivenciaram uma situação de aprendizagem dinâmica na criação de uma história infantil com começo, meio e fim a partir de riscos e rabiscos e identificaram formas, construíram o texto e exerceram a oralidade.

Parabéns a todos!

Prática de Ensino - Teoria x Prática: Técnica Sala de Aula Investida
Esta técnica envolve basicamente orientar os futuros educadores a estudar e preparar a aula antes da aula.
A turma em questão formada pelas Professorandas e Professorandos do 4º Ano Normal e do 2º ano Subsequente vivenciaram nas aulas da profa. Cosma Maria um contexto de aprendizagem muito mais dinâmico em que um estudo mais aprofundado sobre o assunto PPP - Projeto Político Pedagógico como documento oficial da Escola norteia todas as ações pedagógicas da educação no âmbito escolar.
Esta técnica propicia aos alunos uma antecipação de conceitos sobre o conceito que irão estudar , de modo que a classe pode responder a perguntas e ir além nas áreas em que sentem mais curiosidade.
O conceito de “sala de aula invertida” abrange a compreensão de que todos podem compartilhar recursos com um grupo neste caso, a classe, permitindo que os alunos estudem em casa e se prepararem para a próxima aula.

Prática de Ensino - Teoria x Prática: Técnica Proposta de Produção de Texto Coletivo - No trabalho coletivo com a turma do 4º Normal a professora Cosma Maria desenvolveu esta técnica que envolve basicamente orientar alunos a LER PARA ESTUDAR.
Após a discussão oral possibilitando a circulação de informações sobre o assunto estudado o grupo produz um texto coletivamente.
Colocar-se no papel de aluno é importante e necessário para aprimorar a prática.


Contação de História - Um trabalho em grupo para desenvolver a prática de Contação de Histórias foi desenvolvido com os educandos do 4º Normal no sentido de que contar e ouvir história como uma eficiente estratégia, que remete a essa prática histórica da oralidade.
Os grupos se apresentaram proporcionando aos ouvintes uma oportunidade para desenvolverem a imaginação, o vocabulário e vivenciar novas experiências.
Para a criança ouvir história é o início da aprendizagem para ser um leitor.
Nesse sentido, perceber-se como Contador de História dentro de sala de aula requer um trabalho com a linguagem oral para que aprendamos a falar, escrever, ler e pensar melhor.
O desempenho da turma, nesta atividade, como em todas as outras foi muito muito bom!
Parabéns, 4º Normal.


Fanzine - A turma do 4º Normal realizou uma atividade que consistiu na impressão de um fanzine como resultado do aprendizado do conteúdo O Trabalho Pedagógico e a Construção da Práxis Pedagógica. Neste contexto de aprendizagem as produções em grupo dos Fanzines possibilitaram o registro das conclusões dos grupos no estudo do conteúdo, de modo que ocorreu a publicação, em sala de aula, no sentido do caráter da técnica como revistas produzidas de forma artesanal.


Preparação para as Microaulas - Estudo e elaboração de planos de aula.
Todos os alunos do 4º Normal após receberem a fundamentação teórica sobre planejamento e plano de aula realizaram suas atividades práticas de elaboração de um plano de aula.
Foi um momento de descobertas e experimentação prática da teoria para sanar dúvidas e valorização do planejamento na ação docente.


Aulas com filme - O olhar do cinema nos faz sonhar sobre Educação.
O filme Escola da Vida foi conteúdo de aula no 4º Normal. Conduziu à turma a uma reflexão acerca da realidade de muitas escolas mostrando que é possível aplicar algo de novo na vida dos nossos alunos abordando grandes temas da vida real.
Após a discussão dos aspectos pedagógicos apresentados no filme a turma foi convidada a elaborar um texto escrito traçando o perfil do professor protagonista.

O caráter inspirador do filme apresenta uma história modelo de inovação, que deve incorporar-se à formação desses futuros professores e professoras habilitando-os à utilização de metodologias diferenciadas em sala de aula como espaço de construção do conhecimento.

Filme - Escola da Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário