ESCOLA
DE ENSINO MÉDIO MARIA MARINA SOARES
Curso
Normal - Ano letivo 2015
Prática
de Ensino - Professora Cosma Maria
A
abertura dos trabalhos pedagógicos em sala de aula com
Professorandas e Professorandos do 4º Ano Normal e do 2º Ano
Subsequente ano letivo 2015 da Escola de Ensino Médio Maria Marina
Soares sob a condução da Professora Cosma Maria na disciplina
Prática de Ensino ocorreu com atividades em Grupo onde os alunos do
curso discutiram e apresentaram suas conclusões sobre o cliente da
Escola - o aluno com base no questionamento proposto: Quem é
o aluno na visão do próprio aluno, do professor e da família,
hoje?
Em
síntese, os grupos de estudo em suas apresentações explicitaram as
seguintes compreensões:
-
O aluno é um agente social que leva para a escola uma série de experiências acumuladas em casa, no trabalho, na família, na igreja, etc.
-
Essas experiências do cotidiano tornam o aluno capaz de reelaborar os conceitos emitidos pelo professor.
-
É nessa contraposição entre a experiência do professor e a experiência do aluno que o conhecimento se faz.
-
Ser aluno hoje é ser agente de elaboração do conhecimento e isso só acontece quando o aluno debate e questiona.
Mais
Atividades Práticas
Técnica Riscos e
Rabiscos
Professorandas
e Professorandos do 4º Ano Normal e do 2º ano Subsequente
vivenciaram na disciplina Prática de Ensino sob a orientação da
Professora Cosma Maria situações de aprendizagem com a Técnica
Riscos e Rabiscos como se aprende no sentido de que o
desenvolvimento motor de uma criança segue algumas etapas que foram
definidas a partir de estudos da área da Pedagogia e da Psicologia
infantil.
Vale
ressaltar que é através de observações, descobertas e teorias
traçadas por especialistas que se pode compreender a percepção do
eu, do outro e do mundo através das representações simbólicas
impressas nos desenhos infantis.
Nestas
produções vocês, futuras educadoras e educadores, vivenciaram
uma situação de aprendizagem dinâmica na criação de uma
história infantil com começo, meio e fim a partir de riscos e
rabiscos e identificaram formas, construíram o texto e exerceram a
oralidade.
Parabéns
a todos!
Prática de Ensino
- Teoria x Prática: Técnica Sala de Aula Investida
Esta
técnica envolve basicamente orientar os futuros educadores a estudar
e preparar a aula antes da aula.
A turma
em questão formada pelas Professorandas e Professorandos do 4º
Ano Normal e do 2º ano Subsequente vivenciaram nas aulas da
profa. Cosma Maria um contexto de aprendizagem muito mais dinâmico
em que um estudo mais aprofundado sobre o assunto PPP - Projeto
Político Pedagógico como documento oficial da Escola norteia todas
as ações pedagógicas da educação no âmbito escolar.
Esta
técnica propicia aos alunos uma antecipação de conceitos sobre o
conceito que irão estudar , de modo que a classe pode responder a
perguntas e ir além nas áreas em que sentem mais curiosidade.
O
conceito de “sala de aula invertida” abrange a compreensão de
que todos podem compartilhar recursos com um grupo neste caso, a
classe, permitindo que os alunos estudem em casa e se prepararem
para a próxima aula.
Prática
de Ensino - Teoria x Prática: Técnica Proposta de Produção
de Texto Coletivo - No trabalho coletivo com a turma do 4º
Normal a professora Cosma Maria desenvolveu esta técnica que
envolve basicamente orientar alunos a LER PARA ESTUDAR.
Após a
discussão oral possibilitando a circulação de informações
sobre o assunto estudado o grupo produz um texto coletivamente.
Colocar-se
no papel de aluno é importante e necessário para aprimorar a
prática.
Contação
de História - Um trabalho em grupo para desenvolver a
prática de Contação de Histórias foi desenvolvido com os
educandos do 4º Normal no sentido de que contar e ouvir história
como uma eficiente estratégia, que remete a essa prática histórica
da oralidade.
Os
grupos se apresentaram proporcionando aos ouvintes uma oportunidade
para desenvolverem a imaginação, o vocabulário e vivenciar novas
experiências.
Para a
criança ouvir história é o início da aprendizagem para ser um
leitor.
Nesse
sentido, perceber-se como Contador de História dentro de sala de
aula requer um trabalho com a linguagem oral para que aprendamos a
falar, escrever, ler e pensar melhor.
O
desempenho da turma, nesta atividade, como em todas as outras foi
muito muito bom!
Parabéns,
4º Normal.
Fanzine - A
turma do 4º Normal realizou uma atividade que consistiu na
impressão de um fanzine como resultado do aprendizado do conteúdo
O Trabalho Pedagógico e a Construção da Práxis Pedagógica.
Neste contexto de aprendizagem as produções em grupo dos Fanzines
possibilitaram o registro das conclusões dos grupos no estudo do
conteúdo, de modo que ocorreu a publicação, em sala de aula, no
sentido do caráter da técnica como revistas produzidas de forma
artesanal.
Preparação para as
Microaulas - Estudo e elaboração de planos de aula.
Todos
os alunos do 4º Normal após receberem a fundamentação teórica
sobre planejamento e plano de aula realizaram suas atividades
práticas de elaboração de um plano de aula.
Foi um
momento de descobertas e experimentação prática da teoria para
sanar dúvidas e valorização do planejamento na ação docente.
Aulas com filme -
O olhar do cinema nos faz sonhar sobre Educação.
O filme
Escola da Vida foi conteúdo de aula no 4º Normal. Conduziu
à turma a uma reflexão acerca da realidade de muitas escolas
mostrando que é possível aplicar algo de novo na vida dos nossos
alunos abordando grandes temas da vida real.
Após a
discussão dos aspectos pedagógicos apresentados no filme a turma
foi convidada a elaborar um texto escrito traçando o perfil do
professor protagonista.
O
caráter inspirador do filme apresenta uma história modelo de
inovação, que deve incorporar-se à formação desses futuros
professores e professoras habilitando-os à utilização de
metodologias diferenciadas em sala de aula como espaço de
construção do conhecimento.
Filme -
Escola da Vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário