ENEM 2016


Edital Enem 2016 já está disponível! O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) publicou, no Diário Oficial da União (DOU), o edital do Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio. O documento está disponível na internet e deve ser lido por todos os candidatos interessados em participar das provas nos dias 05 e 06 de novembro. O período de inscrição começa no dia 09 de maio.
A edição deste ano do Exame brasileiro conta com algumas mudanças em relação ao ano passado. A taxa de inscrição do Enem 2016, por exemplo, será de R$ 68,00, somando cinco reais ao que foi cobrado em 2015. O pagamento deverá ser efetuado até o dia 25 de maio em qualquer agência bancária, agência dos correios ou casas lotéricas.
Como pedir isenção no Enem 2016? Os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública são automaticamente isentos do valor. Por sua vez, membros de família de baixa renda e que não possuem condições de cobrir a quantia estabelecida, podem declarar carência no Enem 2016, no ato da inscrição, preenchendo um formulário socioeconômico a fim de pedir a isenção.
Período de inscrição do Enem 2016: como e onde se inscrever? As inscrições do Enem 2016 terão início às 10h do dia 09 de maio (segunda-feira) e terminam às 23h59min (de Brasília/DF) do dia 20 do mesmo mês, numa sexta-feira. Os candidatos devem se registrar exclusivamente no portal do Inep, disponível no endereço http://enem.inep.gov.br/participante/.

Edital do Enem 2016 é divulgado pelo MEC

Edital do Enem 2016 é divulgado pelo MEC
Para se inscrever, o estudante deve informar os números dos seus documentos pessoais (RG e CPF), alguns dados escolares e familiares, necessidade de atendimento diferenciado nos dias de aplicação do Exame (sabatistas, deficientes, gestantes, lactantes, etc.), além de precisar escolher o município do local de prova do Enem 2016 e a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) para as cinco questões da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Quais as novas regras do Enem 2016: como acessar o edital?

edital do Enem 2016 trouxe algumas novidades e está disponível para acesso no boletim do DOU, neste link. A primeira inovação diz respeito ao quesito segurança que, além de contar com o uso de porta-objetos lacrados para eletrônicos e detectores de metais, o Inep também efetuará a coleta das digitais dos participantes, por meio de leitores biométricos, em um dado momento do Exame.
O Ministério da Educação (MEC) desenvolveu para este ano um aplicativo para iOS e Android, onde os estudantes acompanham o cronograma e recebem avisos feitos pela organização. O aplicativo é gratuito e também armazena os dados de inscrição e senha do Enem 2016, evitando perda das informações.
Uma excelente novidade para os estudantes que farão as provas deste ano é a ferramenta “A Hora do Enem”, desenvolvida pelo MEC e que conta com simulados, videoaulas, planos de estudo, exercícios e resumos sobre o conteúdo programático. A ferramenta funcionará como uma espécie de cursinho exclusivo do Exame e o primeiro simulado, com 80 questões, já acontecerá no dia 30 deste mês. Outros dois estão programados para os dias 25 de junho e 13 de agosto, nos mesmos moldes do primeiro. Por sua vez, nos dias 08 e 09 de outubro haverá a aplicação de outro simulado com 180 questões.

Conteúdo programático Enem 2016

Serão mantidas as quatro áreas de conhecimento nas provas do Enem 2016: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Cada uma contará com 45 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada (A – E).
As duas primeiras serão aplicadas no sábado, durante 04h30min. No domingo, por sua vez, além das provas de Linguagens e Matemática, também haverá a aplicação da redação do Enem 2016, em um tempo de 05h30min. Os portões serão abertos ao meio dia, em ambos os dias, e fechados às 13h, pontualmente. As provas terão início às 13h30min e a organização não irá tolerar nenhum tipo de atraso. Em qualquer município do país será levado em conta o horário oficial de Brasília/DF.
Ainda não foi informada a data oficial de divulgação do resultado do Enem 2016. Entretanto, com base nas edições anteriores, pode-se dizer que as notas somente serão publicadas no início do próximo ano, provavelmente na primeira quinzena de maio. Sabe-se que o gabarito oficial do Enem 2016 será divulgado até o dia 09 de novembro, numa quarta-feira, no portal do Inep.
Para mais informações e detalhes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, curta a página do Enem 2016 no facebook e continue visitando nosso site. Comece logo seus estudos e boa sorte!
COMO SÃO AS PROVA?
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação.

Confira os dias da prova:
5 de novembro de 2016 (sábado)
- Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); e
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).
Tempo para a prova: 4h30
6 de novembro de 2016 (domingo)
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação);
- Redação; e
- Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 5h30












A EEM Maria Marina Soares, disponibiliza Banco de todas as provas do ENEM.


PROVAS ENEM - DESDE 1998
1998 - PROVA - GABARITO
1999 - PROVA - GABARITO
2000 - PROVA - GABARITO
2001 - PROVA - GABARITO
2002 - PROVA - GABARITO
2003 - PROVA - GABARITO
2004 - PROVA - GABARITO
2005 - PROVA - GABARITO
2006 - PROVA - GABARITO
2007 - PROVA - GABARITO
2008 - PROVA - GABARITO
2009 - PROVA - GABARITO
2010 - PROVA - GABARITO
2011 - PROVA - GABARITO
2012 - PROVA - GABARITO
2013 - PROVA - 1º DIA (GABARITO) - PROVA 2º DIA (GABARITO)

Compromisso da Nova Gestão da Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário